Ficção Científica: Minha Paixão


- segunda-feira, 12 de março de 2012
Eu amo o fato da ciência ter o poder de definir e inspirar.

Eu amo o infinito do espaço e os dilemas do tempo.

Eu acredito em viagens mais rápidas do que a velocidade da luz.

Segue-se naturalmente o fato de que eu amo ficção científica (na verdade, qualquer ficção especulativa). Não amo apenas a ciência. Gosto de ler e assistir a ficção científica. Os mundos desenhados, inventados ou reinventados, as ideias apresentadas que são frequentemente prescientes.

Por que eu amo ficção científica?

Sempre quando eu pego um livro ou coloco um filme cuja temática seja ficção científica, espero algo novo. Não será o mundo que conheço e não será o mundo que eu vi antes. Se trata de um senso de encantamento. Grandes filmes de ficção científica me fazem dizer "uau" e amo essa sensação. Não precisa ser necessariamente algo inédito, mas uma ideia, imagem ou algo maravilhoso que pode se tornar único na minha experiência.

Com a ficção científica também aprendo: você pode aprender coisas de qualquer gênero, desde MacGyver com as suas soluções e truques perfeitamente viáveis cientificamente, à Jurassic Park com clones de dinos a partir do DNA extraído de insetos preservados há milênios. Posso dizer que a minha introdução à genética, à teoria da relatividade, com seus dilemas "do espaço, do tempo e dos quanta", e diversas outras áreas e temas da ciência, vieram dos filmes.

Através da ficção científica também posso vislumbrar as diversas faces da humanidade. Como reagiríamos à descoberta de alienígenas? Como iríamos encarar o fato de existir uma civilização mais avançada do que a nossa? Aliens com diferentes sistemas de crenças? Tecnologias que nos dão oportunidades e desafios que nunca tivemos antes, ou teremos, mas não ainda?


E quantos aos efeitos especiais? Ok, eu tenho que confessar que eu amo o espetáculo de efeitos especiais em um filme de ficção científica. Ainda me lembro do frio na barriga que eu senti assistindo a abertura de Star Wars e vendo o Destroyer Imperial. sem contar a luta com os sabres de luz e o jogo de xadrez holográfico. Se ainda hoje esses filmes são capazes de encantar, em 1977, deve ter sido absolutamente incrível. George Lucas marcou a história do cinema e da ficção cientifica. Ele atirou primeiro.

 
Há uma série de gêneros em que o intelectualismo pode ser encontrado, mas para mim a ficção científica é a melhor fonte. Você começa com enigmas que lidam com vida fora do nosso planeta, mistérios da ciência, ideias abstratas, etc. A ficção científica faz pensar.


Em muitos casos os cientistas são retratados como heróis, como Spock em Star Trek, Doctor Who, Doctor Emmett "Doc" Brown,... Em outros casos, o cientista é o "vilão", como Dr. Frankenstein, Capitão Nemo, O Abomínavel Dr. Phibes, Dr. Hannibal Lecter, etc.

E quanto aos monstros assustadores? Alien me assustou de uma maneira como eu nunca tinha me assustado antes. Até hoje a cena do alien rasgando a barriga de "John Hurt" de dentro pra fora, me assombra.

E não posso esquecer da capacidade que a ficção científica tem de "criar mundos". Eu amo a construção de mundos, em que um escritor cria um ambiente todo, que parece real e que se apresenta com consistências que não são óbvias à primeira vista, mas se encaixam maravilhosamente!

Então o que me atrai à ficção científica mais do que todos os outros gêneros?

A Ciência: Correta ou derivada de um conhecimento atual, ou pelo menos crível e explicada logicamente.

O Escapismo: Esqueço dos meus problemas... Pois existe a Estrela da Morte só esperando ser destruída! Viagem no tempo? Pode me colocar na lista! Um mundo onde as mulheres imperam? Já estou lá! Salvar o planeta da total destruição? Só se for antes do almoço! Os livros são muitas vezes um meio de escapar da minha rotina diária. E a ficção científica me leva muito além do mundano.


Grandes homens: Han Solo, Jean-Luc Picard, Neo, Robert Neville...

A Imaginação: Cidades flutuantes. Viagens interestelares. Bilhões e bilhões de novos mundos. Viver para sempre. Buracos de minhoca e portais. Teletransporte. Combinação mental. Realidades alternativas. Universos paralelos... Precisa dizer mais?

A Sociedade: O que aconteceria se as pessoas perdessem a criatividade? O que aconteceria se houvesse muitos de nós? O que aconteceria se os recursos do nosso mundo acabassem? Como nos sentiriámos sobre a estrutura de classe, o racismo, o sexismo, a eugenia? Como podemos definir a vida senciente? Tudo o que nos torna humanos é explorado e desafiado na ficção científica.

O Romance: Adicione uma grande história de amor a um grande filme de ficção científica. Vivemos em um pequeno planeta perfeito com a combinação certa de luz, atmosfera, gravidade, água, campo magnético, camada de ozônio... mas o que faz nosso mundo girar? Relações humanas, é claro. O âmago da questão de encontrar parceiros.


Na sua melhor forma, a ficção científica move o meu coração e a minha mente.



É algo maravilhoso o que a ficção científica pode nos proporcionar. Ela pode inspirar nossas mentes e emoções, e de repente nos envolvemos em questões do mundo real relacionados à ciência, ética ou filosofia. Ela expande nossas mentes e nos permite ser magnânimos, com a nossa empatia.


author

.:: Andhora Silveira ::.

É graduanda em Ciência da Computação. Ama ficção científica,
histórias em quadrinhos, heavy metal, livros, física, astronomia e tecnologia.
É uma leitora exigente e gosta muito de escrever. Vida longa e próspera.

Comente pelo facebook:

Comentário(s):

Comente pelo blogger:

2 comentários:

Bob Mota comentou:

Perfeito, simplesmente perfeito! Amo sci-fi pelos mesmo motivos, existem outros motivos que citei lá no blog como o fato dela guiar a tecnologia da humanidade! Amei essa postagem, incrível! Parabéns!

* Andhora Silveira * comentou:

@Bob Mota Obrigada ;;) Fico feliz que outros amantes da ficção científica concordem comigo...

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

* Todos os comentários são lidos e moderados previamente;

Não serão publicados aqueles comentários que:

* Não estão relacionados ao tema do post;
* Contém propagandas (spam);
* Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* Possui erros ortográficos e miguxês.

Back to Home Back to Top