Minha opinião: Tatuagens


- sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Tatuagens pequenas e discretas não me incomodam. Mas a maioria das pessoas que são adeptas às tatuagens não param nas "pequenas e discretas". Uma vez me disseram: "É viciante, uma vez que você tem uma tatuagem, você só quer mais..."

Eu acho que essa é a parte que me incomoda. As pessoas não sabem quando devem parar. Não sabem ter apenas uma tatuagem agradavelmente discreta. 



Agora, não me interpretem mal, não tenho nada contra as pessoas que tem tatuagens. Isso é algo meu, minha opinião. Algumas pessoas que possuem tatuagens procuram parecer assustadoras (não postarei aqui algumas imagens bizarras que encontrei) e eu não gostaria de marcar um encontro com alguém assim ou que me vissem andando com uma pessoa dessa. Ainda tem aquelas que só fazem para seguir a moda (acho que essa é a grande maioria).

Eu sempre digo para quem eu conheço: "Antes de fazer uma tatuagem, pense em como você estará quando tiver seus 50, 60 anos". Se eles ainda pensam que é uma ótima idéia, bem, então brinco, "não quero que me vejam andando com você quando estiver com 50 anos".

Também tem as questões concernentes à saúde, isto é, riscos específicos que tatuagens podem causar. Em resumo:

* Doenças transmissíveis pelo sangue: Se o equipamento utilizado para criar a sua tatuagem está contaminado com o sangue de uma outra pessoa, você pode contrair uma série de graves doenças transmissíveis pelo sangue, que incluem a hepatite C, hepatite B, tétano, tuberculose e HIV.

* Doenças da Pele. Seu organismo pode produzir granulomas em torno da tinta da tatuagem, especialmente se a sua tatuagem inclui tinta vermelha. Tatuagens também podem provocar área elevadas e excesso de quelóides (cicatrizes).

* Infecções. Tatuagens podem propiciar infecções bacterianas locais. Sinais e sintomas típicos de uma infecção incluem vermelhidão, inchaço e calor.

* Reações alérgicas. Corantes de tatuagem, o corante vermelho em particular, podem causar reações alérgicas na pele, resultando em uma comichão no local. Isto pode ocorrer até mesmo anos depois de fazer a tatuagem.

* Complicações em Ressonâncias Magnética. Raramente tatuagens podem causar inchaço ou ardor nas áreas afetadas durante a ressonância magnética. Em alguns casos pigmentos de tatuagem podem interferir na qualidade da imagem. Também os pigmentos na tinta de tatuagem contêm pequenas fibras de metal, tais como óxido de ferro. Estas fibras de metal podem causar dor e queimação intensa durante um procedimento de ressonância magnética. Algumas instituições médicas se recusam a realizar exames em pessoas com tatuagens ou maquiagem permanente.

Assim, devido a questões de saúde eu posso optar por não fazer uma.

Eu acredito em "pequenas e discretas" tatuagens, que você pode guardar para si próprio e apenas mostrar para bons amigos ou pessoas íntimas. Já pensei em fazer uma, uma vez, mas como sei que é algo quase irrevogável, vejo que não sinto necessidade e que se um dia eu vier a fazer uma será em um local muito discreto que poucos poderão ver.

author

.:: Andhora Silveira ::.

É graduanda em Ciência da Computação. Ama ficção científica,
histórias em quadrinhos, heavy metal, livros, física, astronomia e tecnologia.
É uma leitora exigente e gosta muito de escrever. Vida longa e próspera.

Comente pelo facebook:

Comentário(s):

Comente pelo blogger:

4 comentários:

Pedrinho Costa comentou:

Concordo com cada palavra sua, principalmente com a parte de se imaginar daqui a 50 ou 60 anos. Vale a pena lembrar que com a idade as pessoas amadurecem e mudam sua cabeça, e o que parece agora ser uma boa ideia pode vir a ser motivo de arrependimento no futuro. :)

No mais, ótimo artigo! Tá de parabéns! :D

* Andhora Silveira * comentou:

@Pedrinho Costa Obrigada pelos parabéns :) Esse é um assunto aleatório que me surgiu hoje... :D Uma tatuagem é algo que no momento não penso em fazer e não tenho a menor vontade. ^^

Bob Mota comentou:

Eu gosto de tatuagens, mas não conhecia alguns dos riscos citados na postagem. No meu caso é questão de gosto e tenho muita vontade de fazer, se esse dia chegar eu tomarei todas as precauções devidas. A única coisa que me deixa triste é que pessoas tatuadas não podem doar sangue, não sei se atrapalha na doação de órgãos, coisa que serei. Se atrapalhar aí terei que pensar se realmente vale a pena ou não. Ótima postagem! Adoro o jeito como escreve.

Daniel comentou:

Pois é tatuados, nada de andar com Andhora nos seus 50 anos xD

Eu sempre tive vontade de fazer alguma, algo não muito grande, o problema é que nunca cheguei a decidir exatamente o quê ou aonde tatuar. Um dia, quem sabe...

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

* Todos os comentários são lidos e moderados previamente;

Não serão publicados aqueles comentários que:

* Não estão relacionados ao tema do post;
* Contém propagandas (spam);
* Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* Possui erros ortográficos e miguxês.

Back to Home Back to Top