Minhas Impressões: Quadrilogia Alien - Ressurection (1997)


- quarta-feira, 26 de outubro de 2011
* Alerta de Spoiler: Este post discute livremente elementos de toda a trama do filme. Aqueles que não viram o filme e querem o ver antes, são encorajados a regressar depois de tê-lo visto. *


Alien, brilhante filme de Ridley Scott de 1979, pegou o conceito de casa assombrada e transportou para o espaço exterior, onde uma criatura feita de fúria, inimaginável e mortal percorria os corredores escuros de uma nave espacial, aniquilando os tripulantes um por um. Depois, James Cameron elevou a premissa para um novo nível, criando uma aventura que era tão emocionante quanto Terminator 2 (dele também). A personagem Ripley permaneceu intacta, havia um subtexto emocional e as criaturas eram ainda mais assustadoras. Cameron fez quase o impensável.

Infelizmente, Alien³ mostrou que era incapaz de manter essa tendência. Com seu roteiro fraco e confuso e personagens mal desenvolvidos, foi desfazendo a série de filmes Alien. Alien³ foi óbvio e até o clímax chocante, que contou com a morte de Ripley, foi incapaz de gerar envolvimento. Durante anos, parecia que não haveria mais Aliens. Então, em 1996, começou a pré-produção de Alien "A Ressurreição", e, infelizmente (novamente), ele não conseguiu chegar perto do que foram o primeiro e segundo filme.


Em "Alien Resurrection" Ripley (Sigourney Weaver) ainda é a heroína, apesar de 200 anos se passarem desde de Alien³. Só que ela não é bem a Ripley que conhecemos. Ela foi clonada: o filme começa com cirurgiões removendo um alien de seu ventre. Agora como o alien entrou lá não está totalmente explicado, seria muito grata se um dia eu conseguisse entender isso ou se alguém me explicasse como isso aconteceu.

O nascimento ocorre em uma nave. O governo espera utilizar o clone para reproduzir mais estrangeiros, e usá-los para... guerra, desenvolvimento de vacinas, medicamentos,...? Isso nao fica muito claro.

O filme é um pouco vago sobre Ripley: Ela é humana, ou que ela tem uma estrutura genética misturada com a de aliens? Porque ela tem sangue ácido! Como uma estrurura humana pode suportar ácido correndo em suas veias? Por um tempo nós nos perguntamos de que lado ela está. Ela ri das esperanças da humanidade de explorar as criaturas: "Ela é uma rainha, você vai morrer." 


Temos uma equipe nova, incluindo Call (Winona Ryder). Ryder é uma atriz maravilhosa, uma das mais talentosas de sua geração e eu amo seu trabalho, e acho que ela e Weaver foram os únicos pontos positivos do filme. Ver as duas atuando juntas foi realmente gratificante.

Sigourney Weaver e Winona Ryder
Muitos dos aspectos sutis da personalidade de Ripley foram apagadas. Ela é dura e amoral. Apenas em uma ocasião, quando ela encontra seus irmãos clones mal formados e descartados, podemos ter uma sensação de que esta é realmente Ripley. Essa cena em particular é assustadora, dolorosa e horripilante.
Johner Ron Perlman
Os personagens coadjuvantes são genéricos e sem vida. Com exceção de Johner Ron Perlman, que é um soldado deliciosamente grosseiro. Sua atitude e seu comportamento me lembrou um pouco do Hudson Bill Paxton, em Aliens. Perlman contribuiu para que Alien Resurrection não fosse tão desagradável.

Clone de Ripley e o Alien-humano
Falando em desagradável, o que posso falar das cenas do alien-humano (humano-alien)? Perturbadora, como a maior parte do filme. É um filme que você assiste e descarta. Pelo menos foi essa a minha sensação. É análogo, por exemplo, a sequência de Jurassic Park, o Jurassic Park "The Lost World"... Depois que você o assistiu, quantas vezes você pensou nele?

E chegam ao fim os meus comentários a respeito da quadrilogia Alien!

Alien (1979);
Aliens (1986);
Alien³ (1992);
Alien Ressurection (1997).


author

.:: Andhora Silveira ::.

É graduanda em Ciência da Computação. Ama ficção científica,
histórias em quadrinhos, heavy metal, livros, física, astronomia e tecnologia.
É uma leitora exigente e gosta muito de escrever. Vida longa e próspera.

Comente pelo facebook:

Comentário(s):

Comente pelo blogger:

6 comentários:

Bob Mota comentou:

Concordo totalmente! Alien Ressurection é descartável. É um lixo. Resta só esquecê-lo. Alien e Alien - O Resgate, são os melhores filmes dos quatro. Sendo o primeiro o melhor de todos. O terceiro é uma droga também.
Essa troca de diretores, a partir do terceiro, foi acabando com série anterior. O plot deixado por Scott e Cameron eram excelentes e poderiam ser muito bem explorados, mas infelizmente não foi isso que aconteceu.
Espero que o filme Prometheus, dirigido por Ridley Scott, consiga trazer novamente o sucesso merecido à série essa série de filmes.

* Andhora Silveira * comentou:

É... aguardo ansiosamente por este novo filme dirigido pelo grande Ridley Scott.

Daniel comentou:

Eles pegaram o DNA da ripley infectada do terceiro filme pra fazer o clone que aparece no quarto filme, claro que por alguma razão o DNA ficou misturado com o do alien que tava na barriga dela, simples assim... O principal mistério é como eles conseguiram o DNA de ripley + alien considerando o final do terceiro filme.

/Ron Perlman \o/

* Andhora Silveira * comentou:

Pois é... podiam dar uma explicação rápida, nem precisa ser aprofundada... o máximo que podemos fazer é criar nossas próprias teorias.

Ronaldo comentou:

Andhora, gostei muito do seu blog. Você já assistiu Prometheus? Eu adoraria ler suas opiniões a respeito do filme. Há inúmeras referências a quadrilogia Alien em Prometheus que também foi dirigido por Ridley Scott.

* Andhora Silveira * comentou:

Oi, obrigada por comentar! Já assisti sim, e falei sobre ele aqui: http://andhora.blogspot.com.br/2012/10/minhas-impressoes-prometheus-2012.html

Falei sobre todos os filmes da franquia:
http://andhora.blogspot.com.br/2011/07/minhas-impressoes-quadrilogia-alien.html
http://andhora.blogspot.com.br/2011/07/minhas-impressoes-quadrilogia-alien_12.html
http://andhora.blogspot.com.br/2011/10/minhas-impressoes-quadrilogia-alien.html

Seja sempre bem-vindo ao blog!

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

* Todos os comentários são lidos e moderados previamente;

Não serão publicados aqueles comentários que:

* Não estão relacionados ao tema do post;
* Contém propagandas (spam);
* Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* Possui erros ortográficos e miguxês.

Back to Home Back to Top