Sim, ela é badass - Parte 4


- segunda-feira, 1 de agosto de 2011
4. Dana Scully (X-Files)


Acredito que X-Files (Arquivo X, no Brasil) foi a minha introdução aos seriados de ficção científica modernos. Isso aconteceu durante o tempo em que você não tinha como fazer download para saber o que aconteceu na sua série antes de todo mundo e antes que passasse no canal de seu país.

Lá em casa, Arquivo X era a conversa do dia seguinte com o meu pai: "o que aconteceu em X-Files?"... Segredos de Estado, invasões alienígenas, experimentos horríveis, misteriosas criaturas... era um prato cheio para discussões. 


A agente Especial Dana Scully é uma personagem fictícia na série X-Files (1993-2002) e em dois filmes para cinema baseado na série, interpretada por Gillian Anderson. Ela é uma agente especial do "Federal Bureau of Investigation" (FBI), nos Estados Unidos, sendo parceira de trabalho de Fox Mulder.


Scully é uma escolha óbvia que retrata um caráter forte e inteligente do sexo feminino. Se você segue o senso comum de que as mulheres tem a predisposição para serem mais sentimentais, mais caprichosas e menos racionais, Dana Scully está aí para derrubar esse argumento falacioso.

Comparada à seu parceiro, o agente especial Fox Mulder, Dana Scully é mais lógica e cética. Ela pode ser considerada o "cérebro" das investigações, sempre apresentando uma base científica em busca da verdade. Mulder olha para um fato apostando no desconhecido, já Scully acredita que a ciência que irá desvendar todos os mistérios em dado período de tempo, mesmo quando ela própria não consegue explicá-los. É a lógica versus a fé. E a parte mais fantástica nesta relação é que não é uma mulher que está apresentando angústia emocional, mas sim, um homem!


Mulder tem seus próprios problemas e eles são expostos logo nos primeiros episódios. Já quando se trata de Dana Scully, a série leva mais tempo para revelar aspectos de sua vida. Este é um belo exemplo de uma outra teoria de gênero sendo invertida: neste mundo o homem é um livro aberto, a mulher um túmulo selado.

A ciência não teme em estar errada. Scully suporta esta afirmação, tanto em suas ações (lealdade eterna a Mulder, bem como respeitando suas teorias e crenças baseadas em memórias e sobre fatos eventualmente dispersos) e em suas palavras. Scully é teimosa, mas de mente aberta o suficiente para admitir quando algo ou alguém tem uma solução melhor, uma maneira melhor e mais eficiente de levar a justiça a uma situação.


Scully envolveu-se em três profissões: física, medicina e agente do governo. O que você pode esperar de uma mulher com tamanha bagagem de conhecimento? No mundo dos Arquivos X não há "mulher" ou "homem", em vez disso, há chances ilimitadas para ambos os personagens atravessarem as fronteiras de gênero. Scully não tem medo de se apoiar em Mulder e Mulder, por sua vez, não tem medo de sentir a necessidade de se apoiar em Scully.

Não há vencedores nem vencidos entre Mulder e Scully, nada de "sexo mais frágil". Existem seres humanos e extraterrestres. Existe o mundo de possibilidades do Arquivo X.

Dana Scully cruza a linha que ela não sabia que existia e todos nós nos sentimos mais do que felizes por atravessar esse "outro lado" com ela.

Scully é a maior lenda feminina das séries de TV. Ela não é uma heroína de ação comum. Além das habilidades de combate, ela possui uma abordagem científica implacável, inteligência e força de vontade.

Eu segui suas aventuras por nove anos fantásticos (com alguns quebra-molas no caminho), mas ela é uma grande mulher que nos ensinou muito sobre como encarar os fatos quando a ciência não consegue explicar, e também como encarar o amor.


author

.:: Andhora Silveira ::.

É graduanda em Ciência da Computação. Ama ficção científica,
histórias em quadrinhos, heavy metal, livros, física, astronomia e tecnologia.
É uma leitora exigente e gosta muito de escrever. Vida longa e próspera.

Comente pelo facebook:

Comentário(s):

Comente pelo blogger:

1 comentário:

Bob Mota comentou:

Excelente post. Não vi descrição melhor da Scully até agora. Se tivesse um ranking ela, na minha opinião, seria a número 1. Parabéns!

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

* Todos os comentários são lidos e moderados previamente;

Não serão publicados aqueles comentários que:

* Não estão relacionados ao tema do post;
* Contém propagandas (spam);
* Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* Possui erros ortográficos e miguxês.

Back to Home Back to Top