Por que ler?


- quarta-feira, 4 de maio de 2011

Para quê ler? Eu sei que para alguns de vocês a pergunta é inútil. Nós lemos porque é necessário, como comer e respirar.

No entanto, tenho certeza de que tenho alguns amigos que não lêem nada ou quase nada. Alguns deles me dizem que só têm tempo para ler livros práticos ou técnicos, para avançar suas carreiras ou torná-los melhores pais. Eu estava caminhando para o mesmo caminho, apenas lendo livros técnicos para a faculdade, mas se você organizar bem o seu tempo, poderá encontrar espaço para fazer uma boa leitura diária. É o que venho fazendo.

Vamos admitir que a fuga tenha algo a ver com isso. Mesmo que você tenha uma ótima vida, às vezes é agradável habitar outra. E se você está passando por um momento ruim, bem, a leitura irá ajudar a superar.

E depois há o aspecto da experiência vicária, um livro tira a nossa noção de tempo e as limitações de espaço: podemos visitar o passado ou o futuro, viajar para um local exótico, ou imaginar o que é ser um atleta ou um soldado ou um monge.

E para mim, sugestão de leitura é uma forma de meditação. Nós certamente podemos encontrar inspiração na leitura. E tenho que dizer que eu aprendi muito do que sei sobre a história, cultura, ciência e investigação criminal pela leitura de ficção.

Mas eu acho que a razão mais importante para que eu leia é a busca por um "significado". Eu acredito que quando um autor escreve um livro, ele ou ela faz isso porque quer dizer que há algo significativo sobre como as pessoas vivem no mundo. E nós podemos aprender com isso. Em um mundo que muitas vezes parece ser aleatório, é maravilhoso ter o recurso dos livros.

Sei que alguns de vocês podem me achar um pouco estranha por isso, mas eu realmente amo ler livros. É realmente uma das minhas coisas favoritas, quando consigo me disciplinar e ficar parada por muito tempo.

Selecionei algumas razões pelas quais eu amo ler livros:

  • Através da leitura, eu posso ter experiências vicárias de outros lugares e culturas que nunca puder ainda visitar.

  • Através da leitura de livros, eu posso manter contato com alguns dos maiores pensadores de toda a história, ao invés de ficar confinada a tudo que existe dentro dos limites da minha geração.

  • Descobri que o exercício da leitura em si ajuda a aguçar minha mente e a desenvolver o foco e a concentração.

  • Leitura de livros me faz lembrar de meus pais, ambos são leitores vorazes e graças ao incentivo deles que desenvolvi o gosto pela leitura.

  • A página impressa torna fácil mover-se em qualquer ritmo que maximiza o aprendizado, roçando capítulos que contêm informações muito úteis.

  • Eu li coisas que abalaram a minha alma e mudaram a minha perspectiva de vida inteira. Boa leitura não é apenas uma atividade passiva, é uma experiência transformadora.


Como você se sente sobre isso? Talvez você gosta de ler por um motivo totalmente diferente. Eu adoraria saber de você!

author

.:: Andhora Silveira ::.

É graduanda em Ciência da Computação. Ama ficção científica,
histórias em quadrinhos, heavy metal, livros, física, astronomia e tecnologia.
É uma leitora exigente e gosta muito de escrever. Vida longa e próspera.

Comente pelo facebook:

Comentário(s):

Comente pelo blogger:

Seja o primeiro a comentar!

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

* Todos os comentários são lidos e moderados previamente;

Não serão publicados aqueles comentários que:

* Não estão relacionados ao tema do post;
* Contém propagandas (spam);
* Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* Possui erros ortográficos e miguxês.

Back to Home Back to Top