Minhas Impressões: Superman/Batman - Apocalypse (2010)


- quinta-feira, 14 de abril de 2011
"Superman/Batman: Apocalypse". É um filme que vale a pena assistir ou devemos ignorá-lo?



O filme é uma sequência do filme Superman/Batman: Public Enemies (Inimigos Públicos – ainda preciso assistir), e leva você a uma viagem onde Kara Zor-El (Supergirl) descobre sua herança kryptoniana e seu verdadeiro poder. A cena de abertura em si é muito bem feita, e como espectador temos uma visão relativamente boa de Gotham City durante a noite: escura, tenebrosa, e cheia de balões de vigilância automatizados. Os dirigíveis cruzam o céu noturno, interceptando os restos de um meteoro de kryptonita que caem no porto, chamando a atenção de uma pessoa em especial, o Batman, que estava em reclusão, isolado do mundo, de acordo com um programa de rádio.


Curiosamente, a transmissão também menciona que o Superman está fazendo um depoimento no tribunal contra Lex Luthor para destituí-lo da Presidência. Um pouco de história por trás é sempre bom, provocando alguma curiosidade.

Batman coloca um equipamento de mergulho e decide investigar a queda dos destroços. Descobre pedaços de kryptonita no fundo da água, além disso, encontra uma nave vazia. Sua investigação é interrompida quando alguém rouba o seu veículo.

Em seguida, temos a primeira aparição de Kara. Ela acaba de sair da água, caminhando pelo cais e completamente nua e aborda inadvertidamente três homens trabalhadores portuários. A cena me lembrou o filme Splash – Uma Sereia em Minha Vida (1984), com Tom Hanks. Os homens começam a soltar gracinhas e a insinuarem-se, assustando Kara. Então, ela usa sua super-força contra eles e lhes dão uma lição; depois de muito massacre, um dos homens lhe entrega o casaco. Devidamente (ou quase) vestida, ela foge e descobre que possui poderes que não consegue controlar.



Batman encontra Kara e começa a confrontá-la, expressando antipatia imediata por sua imprudência. Batman investiga e descobre que a garota misteriosa possui poderes iguais (ou superiores) aos do Super-Homem.



Superman supõe que a moça é a sua prima, Kara Zor-El. As memórias de Kara estão distorcidas e seu controle sobre sua recém-descoberta de super poderes é tênue, por isso Batman e a Mulher-maravilha insistem que Superman entregue Kara aos cuidados das Amazonas na Ilha Paraíso para que a Mulher-maravilha e suas irmãs possam fazer sua tutela e um treinamento com a garota.



No entanto, a presença de Kara na Terra não passou despercebida: Darkseid, déspota do mal, do planeta Apokolips, está ciente de que Superman tem um novo protegido com poder inexplorado, e precisando de um novo capitão para a sua guarda real, Darkseid tenta capturar Kara para fazer uma lavagem cerebral e convencê-la a ficar do seu lado.

Darkseid consegue o que quer, deixando o Superman, Batman e Mulher-maravilha sem escolha. Porém o trio consegue a ajuda de uma ex-capitã do exército de Darkseid, Barda, e ultrapassam os portões de Apokolips, levando Kara de volta, à força. Mas, como qualquer fã do Universo DC sabe, Darkseid está longe de ser um vilão simples de combater.

Alguns confrontos épicos de heróis com super-poderes, se completam com grandes destruições e demonstrações de força. O filme não decepciona neste aspecto, e as lutas entre Superman, Supergirl e Darkseid são especialmente impressionantes. Os últimos 30 minutos do filme são muito bonitos.


Superman/Batman: Apocalypse é um filme bastante agradável, uma vez que você se acostuma, mas não é nada especialmente memorável ou espetacular. Eu esperava mais de Darkseid.

A animação é impecável. O desenho dos personagens me passa uma sensação de maturidade em oposição aos desenhos anteriores. Batman parece muito intimidador, enquanto Superman tem aquele queixo bem talhado que conhecemos e amamos. Quanto à Kara, o desenho ficou bonito, porém a personalidade dela que me foi passada foi a de uma garota fútil e sem muita profundidade. Foi necessário a Mulher-maravilha para educá-la. O filme não vai sufocá-lo de emoção, e Kara precisa de um verdadeiro desenvolvimento de caráter.



Um dos pontos altos do filme, tirando as cenas de batalhas, foi o momento em que Superman retorna a Smallville para mostrar a Kara onde ele cresceu e foi educado. As cenas da fazenda dos Kent são realmente impressionantes. O roteiro do filme é sólido, mas poderia ser melhor explorado. Eu esperava um pouquinho mais de acúmulo de tensão. Mas esta é realmente a história da Supergirl e os fãs dela irão amar.

Em suma, este é um excelente complemento para a sua videoteca de animações da DC. Assim como todos os outros que vi antes, é sempre uma maravilha ver meus personagens favoritos em histórias que ganham vida com uma excelente animação.



author

.:: Andhora Silveira ::.

É graduanda em Ciência da Computação. Ama ficção científica,
histórias em quadrinhos, heavy metal, livros, física, astronomia e tecnologia.
É uma leitora exigente e gosta muito de escrever. Vida longa e próspera.

Comente pelo facebook:

Comentário(s):

Comente pelo blogger:

5 comentários:

Rodrigo Alves de Vasconcelos comentou:

Não sei se a animação mostra essa cena presente nas HQ'S, mas Batman chantagear Darkseid ameaçando todo o planeta dele caso não liberasse Kara foi épico.

* Andhora Silveira * comentou:

Ainda não tive oportunidade de ler a HQ :(

Bob Mota comentou:

Me surpreendeu você dizer que a animação não é nada espetacular. Achei que você diria o contrário. (risos)
É uma boa animação, cheia de pontos altos!
Eu particularmente gosto da Super Girl, pela postura agressiva! E as lutas contra Darkside no final são incríveis.
Concordo com suas opiniões. Muito boa a resenha. Como sempre.

* Andhora Silveira * comentou:

Surpreendeu-se? Mas de fato, eu não achei nada muito espetacular... Já vi animações mais empolgantes, como a da Mulher-maravilha, por exemplo ^^ Mas no geral, como eu falei, é um bom filme :)

Bob Mota comentou:

Me surpreendeu, mas no bom sentido :). Concordo que o da Mulher Maravilha é mais legal. Talvez um dos mais legais das animações da DC.
Esse do Superman e do Batman vale a pena ser conferido. Eu só não gosto da cara de bebê que o Superman tem. :))

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

* Todos os comentários são lidos e moderados previamente;

Não serão publicados aqueles comentários que:

* Não estão relacionados ao tema do post;
* Contém propagandas (spam);
* Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* Possui erros ortográficos e miguxês.

Back to Home Back to Top