Fatos sobre o Tempo


- sábado, 26 de dezembro de 2009

"O tempo é uma ilusão. A hora do almoço é uma ilusão maior ainda.", brinca Douglas Adams em O Guia do Mochileiro das Galáxias. Os cientistas não estão rindo, no entanto. Algumas teorias especulativas da física moderna sugerem que o tempo emerge de uma forma mais fundamental e atemporal à realidade.

Perde-se em média 38 horas por ano por causa dos atrasos no tráfego.

Por que você tem que ajustar seu relógio uma hora à frente em outubro? O horário de verão começou por causa de uma brincadeira de Benjamin Franklin, que propôs às pessoas acordarem mais cedo nas manhãs de verão para que elas pudessem trabalhar mais durante o dia e, assim, economizar velas. Foi introduzido no Reino Unido, em 1917, e depois se espalhou por todo o mundo.

Dia Verde ("Green Days"). O Departamento de Energia estima que a demanda de energia elétrica cai 0,5 % durante o horário de verão, economizando o equivalente a quase 3 milhões de barris de petróleo.

Um segundo costumava ser definido como 1/86.400 da duração de um dia. No entanto, a rotação da Terra não é perfeitamente confiável. A maré causada pela lua, retarda o nosso planeta e aumenta o comprimento de um dia em 3 milissegundos por século.

No tempo dos dinossauros, o dia tinha apenas 23 horas.

O tempo também muda o dia. Durante os eventos El Niño, ventos fortes podem retardar a rotação da Terra por uma fração de um milésimo de segundo a cada 24 horas.

A tecnologia moderna "conta" o tempo melhor. Em 1972, uma rede de relógios atômicos em mais de 50 países foi considerada a autoridade final para a medição do tempo, tão precisos que tem 31,7 milhões de anos para atrasar cerca de um segundo.

O relógio mais preciso do mundo, no Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, no Colorado, medem as vibrações de um único átomo de mercúrio. Em um bilhão de anos ele não perderá nem um único segundo.

Até a década de 1800, cada "aldeia" vivia em seu próprio fuso horário, com os relógios sincronizados com o meio-dia solar local.

Em 18 de novembro de 1883, as empresas ferroviárias americanas forçou a adoção nacional de fusos horários padronizados.

Pensando em qual seria o tempo marcado em relógios de lugares diferentes, incluindo o relógio de um trem em movimento, Einstein inspirou-se no desenvolvimento de sua teoria da relatividade, que unifica o espaço e o tempo.

Einstein mostrou que a gravidade faz o tempo correr mais devagar. Assim, os passageiros de avião ganham alguns nanossegundos extras de vida a cada voo.

Segundo a teoria quântica, o menor instante de tempo que pode existir é conhecido como tempo de Planck, ou 0,0000000000000000000000000000000000000000001 segundo.

O tempo não vem sendo o mesmo de sempre. A maioria dos cientistas acreditam que ele foi criado junto com o resto do universo no Big Bang, 13,7 bilhões de anos atrás.

Pode haver um "fim dos tempos". Três cientistas espanhóis postularam que a aceleração observada do universo em expansão é uma ilusão causada pela desaceleração do tempo. De acordo com a sua matemática, o tempo pode eventualmente parar e chegar a um ponto de impasse.

author

.:: Andhora Silveira ::.

É graduanda em Ciência da Computação. Ama ficção científica,
histórias em quadrinhos, heavy metal, livros, física, astronomia e tecnologia.
É uma leitora exigente e gosta muito de escrever. Vida longa e próspera.

Comente pelo facebook:

Comentário(s):

Comente pelo blogger:

Seja o primeiro a comentar!

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

* Todos os comentários são lidos e moderados previamente;

Não serão publicados aqueles comentários que:

* Não estão relacionados ao tema do post;
* Contém propagandas (spam);
* Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* Possui erros ortográficos e miguxês.

Back to Home Back to Top