100 coisas que nossos filhos não conhecerão/saberão


- sábado, 1 de agosto de 2009
Existem algumas coisas neste mundo que nunca serão esquecidas. Mas a Lei de Moore demonstra a tendência que os hardwares têm de serem menores, mais rápidos o que garante que algumas tecnologias sejam passadas para trás. "Papais Geeks" listaram algumas coisas que a futura geração de geeks não conhecerão, isso, naturalmente, se não contarmos tudo sobre os bons e velhos tempos de modems, máquinas de escrever e enciclopédias...

Entretenimento Áudio-Visual:


1. Inserir uma fita VHS em um videocassete para assistir um filme ou para gravar alguma coisa.
2. Filme Super-8 e cine filme de todos os tipos.
3. Reprodução de música em uma fita de áudio usando um som estéreo. É só ver o que acontece quando você dá um Walkman para um adolescente...
4. O número de canais de televisão como sendo um único dígito. Foi um grande evento na Grã-Bretanha quando ela obteve o seu quarto canal.
5. Standard-definition, TV's CRT.
6. Televisores sem controle remoto. Você sabe, aqueles onde as crianças que eram o controle remoto.
7. High-speed dubbing.
8. Cartuchos 8-track.
9. Vinil. Hoje, DJ's usam laptop ou CD.
10. Fitas Betamax.
11. MiniDisc.
12. Laserdisc.
13. Digitalização do rádio.
14. Shortwave radio (que opera numa frequência entre 3,000 kHz a 30,000 kHz).
15. Assistir filmes 3-D com aqueles óculos de lentes vermelha e verde.
16. Assistir televisão quando as redes disserem que você deve. Tivo e Sky+ estão aos poucos acabando com isso.
17. Que houve uma época antes de 'Reality TV'.




Computadores e Videogames:

18. Fios. Ok... possa ser que não desapareçam, mas não serão mais tão longos.
19. O barulho de um modem conectado.
20. O barulhinho de uma impressora matricial.
21. Disquetes, Zip-Discs e inúmeras outras formas de armazenamento de dados.
22. Usar jumpers para definir IRQs.
23. DOS.
24. Terminais de acesso ao mainframe.
25. As telas serem apenas verde (ou laranja), em preto.
26. Ajustar o volume do seu leitor de cassetes na configuração para carregar um jogo de computador, esperando séculos para realmente jogar.
27. Fazer a conexão do serial de dois ou mais dispositivos SCSI e ter certeza de que todos eles tem um ID diferente.
28. Contar em kilobytes.
29. Se perguntar se você pode comprar mais memória RAM.
30. Soprar a poeira de um cartucho NES na esperança que ele vai carregar mais rápido.
31. Desligar/ligar um Playstation quando um jogo acaba para tentar carregar outro jogo.
32. Joysticks.
33. Deletar algo para liberar espaço no disco rígido.
34. Bootar o computador com um disquete.
35. Gravar uma música em estúdio.




Internet:



36. NCSA Mosaic.
37. Encontrar informação através de uma enciclopédia.
38. Utilizar um mapa rodoviários para ir de A até B.
39. Fazer negócios em banco apenas quando o banco estiver aberto.
40. Fazer compras apenas durante o dia, de segunda a sábado.
41. Lista telefônica.
42. Jornais e revistas feitos de árvores mortas.
43. Obter um domínio constituído de palavras reais.
44. Preenchimento de um formulário à mão, colocando-o em um envelope e postá-la.
45. Não saber o que todos os seus amigos estão fazendo ou pensando a cada momento.
46. Ter uma correspondência escrita com letras, especialmente do tipo manuscrita.
47. Archie.
48. Gopher.
49. Concatenating e UUDecoding binaries do Usenet.
50. Privacidade.
51. O fato de que palavras não têm num3r05 nelas.
52. Grafia correta de frases, em vez de TLAs.
53. Esperar alguns minutos (ou até mesmo horas!) para baixar alguma coisa.
54. O tempo antes de botnets e vulnerabilidades de segurança devido o computador estar sempre ligado.
55. O tempo antes da rede de computadores.
56. Quando Spam era apenas Marketing.


Gadgets:
57. Teclas de um teclado.
58. Colocar filme na câmera.
59. Enviar um filme longe de ser processado.
60. Ter impressões de fotografias.
61. Rádios CB.
62. Ficar perdido. Com o GPS que vem nos celulares, sua localização está apenas a um clique de distância.
63. Telefones com discador giratório.
64. Secretárias eletrônicas.
65. Usar um bastão para chamar a atenção para a informação sobre um cartaz/quadro.
66. Conta telefônica.
67. Telefones com sinos reais.
68. Máquinas de fax.
69. Aspiradores de pó com aqueles sacos.


Outras coisas:



70. Escolher uma estação de rádio sintonizando-a ou colocar uma fita, para todos escutarem durante uma longa viagem.
71. Lembrar do número de telefone de alguém.
72. Ficar sem saber quem estava ligando no telefone.
73. Ir a uma loja Blockbuster ou afins para alugar um filme.
74. Os brinquedos que serão realmente adequados para menores de 3 anos.
75. LEGO como sendo bloquinhos quadrados de diversos tamanhos, com roda, janela ou porta.
76. Esperar a estréia de um filme na rede de televisão após ele passar no cinema.
77. Ler jornais.
78. Boa caligrafia.
79. Os dias antes do nanny state.
80. Starbuck era um homem.
81. Han atira primeiro.
82. "Obi-Wan nunca contou o que aconteceu com seu pai."
83. Kentucky Fried Chicken.
84. Tabelas Trigonométricas e Logaritmicas.
85. Uma régua de cálculo.
86. Encontrar livros em um catálogo de fichas na biblioteca.
87. Piscinas com tábuas de mergulho.
88. Barras de chocolate embrulhadas com folha de alumínio.
89. Pegar um papel de bala e explodi-lo com as palmas das mãos.
90. Marathon bar (lojas especializadas em doces, também chamadas de Snickers).
91. Destravar manualmente a porta de um carro.
92. Preencher um cheque.
93. Olhar para fora da janela durante uma longa viagem.
94. Patins.
95. Dinheiro.
96. Bibliotecas como um local para obter livros, em vez de um local para usar a internet.
97. Gastar toda sua mesada numa máquina de fliperama.
98. A Revista Omni.
99. Um dicionário - ortografia ou definições.
100. O tempo em que "geek" e "nerd" era a mesma coisa.

(Adaptado de: "100 Things Your Kids May Never Know About" - Nathan Barry)

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.:: Andhora Silveira ::.

É graduanda em Ciência da Computação. Ama ficção científica,
histórias em quadrinhos, heavy metal, livros, física, astronomia e tecnologia.
É uma leitora exigente e gosta muito de escrever. Vida longa e próspera.

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3 comentários:

Anônimo comentou:

Muito interessante, muitas vezes não percebemos quantas modificações ocorrem ao nosso redor, em meio tanta tecnologia deixamos de perceber o quanto evoluímos e como tal evolução influenciou nossa cultura.
Engraçado pensar que um dia o tal do “Moore” afirmou ousadamente que os grandes circuitos tornariam pequenas pastilhas, parecia absurdo, hoje vemos o extremo disto, a nanotecnologia se desenvolvendo a cada dia, microcontroladores que substituíram imensos circuitos combinacionais...etc
Talvez a afirmação ousada tenha instigado o desenvolvimento, o que parecia utópico tornou-se meta e quando a meta se torna compromisso, a ousadia torna-se sucesso!

Felicidades a todos!

Vivis comentou:

Muito legal! Já tinha visto em inglês 100 Things Your Kids May Never Know About http://migre.me/4zAl
Postei no meu twitter! @vivianepereira e vou linkar no meu blog, ok?

* Andhora Silveira * comentou:

Okay =D

;)

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

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